Etapas logísticas do processo de carga aérea
- Phoenix Import
- 22 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Se você quer transportar uma carga, uma das decisões mais importantes é determinar qual será o modal utilizado para realizar esse deslocamento. Nesse contexto, iremos te ajudar a entender mais sobre o transporte aéreo de cargas. Você sabe quando é recomendado seu uso, quais as etapas do processo ou quais as suas vantagens? Continue lendo para descobrir!
Vantagens do transporte aéreo de carga
A principal vantagem do transporte aéreo é, sem dúvidas, a agilidade. Quando precisamos de velocidade na entrega de um produto esse é o modal mais indicado, ou seja, se você tem uma carga urgente, essa pode ser uma ótima escolha.
Além disso, a segurança e a certeza do cumprimento dos prazos faz do transporte de cargas através de aviões eficiente para deslocar produtos perecíveis, frágeis, de alto valor agregado e até documentações. Isso porque, ao passar menos tempo sendo transportada, a carga fica menos exposta à deterioração, aos danos e às perdas.
Um outro ponto é que o transporte aéreo pode chegar em diversos lugares que o transporte marítimo e o terrestre não podem, facilitando a entrega de produtos entre continentes ou em lugares afastados da costa.
Por último, quando comparamos a burocracia do transporte marítimo, percebemos que o processo de transporte aéreo é muito mais simples.
Etapas da cadeia logística do transporte aéreo
Antes de mais nada, é preciso determinar o tipo de carga, medidas, peso e trajeto do produto que será transportado.
Existem diversas especificações que podem afetar o frete. Com base nisso, é possível determinar se é possível diminuir o valor do frete ou se há algum tipo de restrição para o transporte, em casos como substâncias explosivas, inflamáveis ou radioativas, por exemplo.
Outro ponto importante é determinar a necessidade de contratação de seguro contra perda ou extravio, pois isso incide diretamente sobre o custo e até sobre o prazo do transporte.
Quanto mais informações você tiver, mais estratégico e seguro se torna o processo de transporte aéreo.
É imprescindível conhecer a fundo as regras e padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que regem o transporte aéreo no Brasil.
Para facilitar esse processo, é importante que todas as cargas, sem exceção, possua nota fiscal. Além disso, para algumas mercadorias é necessária a liberação dos órgãos anuentes.
Ao transportar cargas é determinante entender que tipo de produto está sendo carregado. Pois diferentes tipos de produto necessitam de diferentes formas de preservação. Alguns produtos podem ser influenciados por temperatura, iluminação, entre outros fatores. Isso influenciará diretamente no tipo de embalagem que será utilizado.
Por fim, ao desembarcar o produto será preciso pensar no transporte final: rodoviário, ferroviário, etc) para a entrega no ponto de destino.
Para facilitar no seu processo de transporte de cargas é importante contar com uma especialista no setor.
A Phoenix Import é especialista em importação indireta, despacho aduaneiro e serviços relacionados ao comércio exterior. Possuímos mais de 18 anos de história fornecendo soluções para os mais diversos segmentos.
Se você precisa de assessoria para importação e exportação, entre em contato e saiba como podemos te ajudar.




Comentários